Esta virada de ano foi bem atípica para mim. Meu pai virou o ano trabalhando, minha mãe dormindo, meu irmão só apareceu em casa na tarde do dia primeiro (vida de homem casado é assim hehe)... Enfim, acabei passando a virada sozinho, assistindo à queima de fogos do meu quarto e esperando a minha família chegar para finalmente comermos alguma coisa juntos. Mas isso faz parte...

Falando em queima de fogos, além de ter acompanhado as explosões coloridas pela janela do meu quarto (esta é uma das vantagens de se morar no terceiro andar) aproveitei também para ligar a televisão e ver as comemorações que estavam ocorrendo na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Que espetáculo lindo! Milhares de pessoas reunidas na praia olhando para o céu sendo pintado pelas cores dos fogos, lembrando do ano que estava terminando e fazendo sonhos e planos para o novo ano que acabara de começar. Chegou a ser bem nostálgico. 

Ver todas aquelas pessoas olhando para o céu me fez lembrar de um detalhe interessante na ascensão de Jesus, narrada no primeiro capítulo de Atos. A bíblia narra que os discípulos ficaram com "os olhos fitos no céu" (cf. vs. 10), enquanto Jesus estava sendo elevado às alturas. Aparentemente, ao verem aquela cena, os discípulos perderam completamente a noção da realidade, sendo necessário que dois anjos aparecessem na frente deles para lembrá-los de que aquele Jesus que estava sendo recebido acima dos céus haveria de voltar. E como esse conselho fez bem para a pregação e expansão do evangelho.

Em nenhum momento da história a igreja cresceu tanto e o evangelho foi tão pregado quanto nos dias logo após a ascensão de Cristo. Isso porque os discípulos conviveram com Jesus, experimentaram face a face o amor Dele e se apaixonaram tanto por Ele que ansiavam que todas as pessoas conhecessem este amor e tivessem a mesma esperança de que Jesus realmente iria voltar. Ver eles pregando e anunciando o evangelho desta maneira mostra para nós que eles realmente acreditavam e viviam a idéia deste retorno. Eles juntaram as experiências passadas (o convívio com a pessoa de Cristo) com o trabalho no presente (a pregação do evangelho) para não fazer da esperança futura (a volta do Messias) uma idéia apenas utópica.

Todos nós, durante o ano que passou,  choramos e rimos, cantamos e pranteamos, nos alegramos e nos entristecemos, conquistamos e perdemos, etc. Da mesma forma todos nós temos planos e sonhos para este novo ano que está começando. Mas, para que esses sonhos não sejam apenas utopias é importante que não fiquemos apenas com os olhos fitos no céu apreciando a queima de fogos. É necessário juntarmos as nossas experiências do passado e unirmos elas com o esforço do nosso trabalho para termos uma esperança real de um futuro melhor.

Olhe sempre para frente, nunca se esquecendo do que ficou para trás. Abandone seus maus hábitos do passado, corrija seus antigos erros, perdoe aqueles que te ofenderam, esqueça as dores e as mágoas e caminhe. Que nós, como Igreja de Cristo, tenhamos nossos olhos fitos na esperança de que Jesus realmente irá voltar e, crendo nesse retorno, possamos trabalhar arduamente para que esse ano seja de mais realizações e de menos sonhos não alcançados.

Bem vindo à 2010... Mãos à obra...


Cláudio Neto


0 comentários:

Novo Comentário:

Comentários e opiniões, mesmo que as vezes sejam divergentes, sempre são bem vindos e fazem feliz qualquer blogueiro (risos). Contudo...

1. Evite ofensas e palavrões. Mas caso você não consiga se controlar e acabe xingando a mãe de alguém (risos) nós faremos o favor de não publicar o seu comentário.

2. Não temos a obrigação de publicar comentários de Anônimos. Por este motivo sempre se identifique.