"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno." (Mateus 5, 27-30)

Toda vez que eu lia as abordagens de Jesus sobre os mandamentos eu pensava, erradamente, que Ele estava alterando a lei, deixando ela mais difícil de ser cumprida pelos judeus. Hoje, contudo, vejo que a intenção de Cristo não era de mudar a lei mas sim explicá-la e, desta maneira, mostrar que somente Ele era capaz de cumprí-la (v. 17).

Antes de começar a falar sobre os mandamentos Jesus diz que ninguém poderia entrar no reino dos céus a não ser que a sua justiça excedesse a dos escribas e fariseus (v. 20). Eram esses homens legalistas que ensinavam as leis ao povo; e também eram eles os primeiros que falhavam em obedecê-la. Eles distorciam a lei que foi dada a Moisés de modo a torná-la mais fácil de ser obedecida. Dando um "jeitinho brasileiro" nos mandamentos de Deus eles conseguiam se desculpar de qualquer tipo de condenação e aliviar a própria consciência. Contudo, não faz a menor diferença conseguir cumprir uma falsa lei, uma vez que a verdadeira está sendo ignorada. Eles não apenas descumpriam os mandamentos como ensinavam os outros a fazerem o mesmo.

É dentro deste contexto que Jesus começa a explicação dos mandamentos. O sétimo mandamento diz: "Não adulterarás" (Êxodo 20, 14). Facilmente os fariseus e saduceus limitavam esta lei a "não tenha relação sexual com a mulher de outro". Mas será que é só isso mesmo? Significa que qualquer outra coisa é aceitável, desde que não haja o contato e a relação sexual?

Não precisamos ir muito longe para saber que esta lei não proibia apenas a consumação do ato. O décimo mandamento deixa claro que somente o fato de cobiçar a mulher do próximo fazia do indivíduo merecedor de condenação (Êxodo 20, 17). Não havia desculpas nem para os fariseus e saduceus, nem para qualquer judeu. O problema não estava no ato em si mas sim nos pensamentos e desejos. O próprio Jesus afirma que do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias e essas coisas contaminam o homem (Mt 15, 19-20). Percebemos que este é o foco de Jesus e é isto que Ele quer mostrar. Deus exige ser o Senhor não apenas do nosso corpo mas também do nosso coração, do nosso pensamento, dos nossos desejos e motivações. Tendo isto em mente conseguiremos não apenas entender as explicações de Jesus sobre os mandamentos como também entenderemos de maneira correta os versículos logo após o comentário sobre o adultério.

É fácil vermos notícias de pessoas que se mutilaram por interpretarem de maneira incorreta os versos 29 e 30 (clique aqui para ver um exemplo). Seja por terem recebido um ensinamento errado ou por terem lido estes versículos fora do contexto pessoas têm cometido esses tipos de atrocidades em si mesmos para tentarem vencer o pecado.

Não digo que não devemos interpretar esses versículos de maneira literal. Creio que todos nós concordamos que é infinitamente melhor perder qualquer membro ao invés de ter o corpo inteiro lançado no inferno. Isso mostra o quanto Deus odeia o pecado. A própria morte terrível de Jesus na cruz mostra o quanto Deus não tolera a nossa natureza caída e pecaminosa. Mas pense comigo: se foi mostrado que o pecado não está apenas no ato mas antes na mente e no coração então o que adiantaria deceparmos um de nossos membros para escaparmos dele e, consequentemente, do inferno? Seria inútil! Não são os nossos membros a raíz do pecado no ser humano. O pecado ainda está lá no coração e na mente. A única coisa que mudaria é que o corpo seria lançado no inferno faltando um pedaço...

Mas se a intenção de Jesus não era incentivar a auto-mutilação então qual foi o propósito destes versículos? Creio que, na verdade, Cristo está usando imagens fortes e chocantes (mutilação) para nos ensinar a verdadeira mortificação da carne e do pecado. Paulo, na carta aos colossenses, fala que devemos mortificar os nossos membros que estão sobre a terra, que nos despojemos de todas as coisas pelas quais vêm a ira de Deus e nos vistamos do novo, segundo a imagem daquele que nos criou (Cl 3, 5-11). Jesus simplesmente mostra que é necessário medidas práticas e, muitas vezes, drásticas para arrancarmos as coisas que nos fazem pecar.

Por exemplo, você gosta de ir à praia mas toda vez que vai a sua mente cria imagens pecaminosas e você fica com os desejos da carne ativos quando vê as mulheres ou os homens com poucas vestes. Então tome uma ação sobre isso, nem que seja necessário parar de ir à praia. Mutile, corte, decepe o que ocasiona o pecado em você. Não consegue ficar na internet sem que venha o desejo de buscar pornografia? Fique longe do computador. Use-o somente quando tiver alguém por perto. Se precisar jogue ele fora! Tome atitudes drásticas. Este é o ensinamento.

Portanto, quando pensamentos pecaminosos começarem a subir em sua mente não fique de braços cruzados esperando que eles tragam a destruição para você. Tome uma atitude. Fuja do pecado. Combata imagens com imagens. Lembre-se de como Deus tratou o pecado, do sacrifício de Cristo na cruz, da morte dEle por você. Visualize isso, para o bem da sua alma.

"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Rm 8, 13)


Cláudio Neto

*Baseado em The Sermon of the Mount, de Vincent Cheung


0 comentários:

Novo Comentário:

Comentários e opiniões, mesmo que as vezes sejam divergentes, sempre são bem vindos e fazem feliz qualquer blogueiro (risos). Contudo...

1. Evite ofensas e palavrões. Mas caso você não consiga se controlar e acabe xingando a mãe de alguém (risos) nós faremos o favor de não publicar o seu comentário.

2. Não temos a obrigação de publicar comentários de Anônimos. Por este motivo sempre se identifique.